O QUE É INBOUND MARKETING?

Inbound Marketing são estratégias de marketing que visam atrair o interesse das pessoas e não correr atrás da atenção delas, como é feito no marketing tradicional.

No marketing tradicional somos bombardeados de propagadas e informações que não pedimos e que interrompem a nossa leitura, nossos programas na TV e até as paredes da cidade.

O Inbound Marketing se baseia na criação e compartilhamento de conteúdos relevantes voltados para um público específico no momento certo, ou seja, a informação surge quando você está buscando.

O Inbound Marketing possui 3 grandes pilares:  SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

Conheça os principais benefícios do Inbound Marketing para seu negócio:

SER ENCONTRADO

Segundo pesquisas, mais de 90% das pessoas pesquisam na web antes de comprar e 52% dos pesquisados dizem procurar informações em blogs.

AUMENTAR ALCANCE
Ganhe em escala! Estar na internet e disponibilizar conteúdos relevantes trará potenciais clientes que podem estar em qualquer lugar do mundo.
REDUZIR CUSTOS
O Inbound Marketing custa 62% menos do que o Outbound Marketing. Isso sem contar que ele melhora o ranqueamento de sua empresa em buscas orgânicas.
MENSURAR RESULTADOS
Com a ajuda de ferramentas é possível monitorar dados como número de cliques, acessos nos blog posts, conversões, visitantes do site, vendas, outras métricas.

ETAPAS DO INBOUND MARKETING

ETAPA 1: ATRAIR

Nesta primeira fase a lógica é simples: não há como vender se ninguém te conhece!

Desta forma, os esforços são para atrair visitantes para o site da sua empresa.

Mas é importante ter em mente que não pode ser qualquer pessoa. Precisa ser um tráfego qualificado, ou seja, pessoas que se relacionam com sua marca e seu conteúdo.

As principais estratégias utilizadas nessa fase são:

  • SEO

    Conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas

  • BLOG

    Criação de conteúdos exclusivos e relevantes para seu público baseado na jornada de compra

  • REDES SOCIAIS

    Interação com os potenciais clientes através das redes sociais é uma ótima forma de criar um relacionamento

Funil de Vendas
Funil de Vendas

ETAPA 2: CONVERTER

A etapa de conversão complementa a etapa anterior. O visitante do precisa se converter em um lead.

Lead é um potencial consumidor de uma marca que demonstra interesse em consumir o seu produto/serviço.

Esse interesse é demonstrado com o preenchimento um formulário para receber uma oferta (material rico), um orçamento ou uma assinatura de newsletter.

As principais estratégias utilizadas nessa fase são:

  • Marketing de Conteúdo

    Criação de material rico, como e-books ou infográficos, para despertar o interesse dos visitantes.

  • CTA

    Call to action são links de uma página que levam os visitantes a realizar alguma ações, como baixar um material.

  • Landing Pages

    São páginas de um site desenvolvidas com menos elementos e links para evitar distrações e manter o seu objetivo: a conversão.

ETAPA 3: RELACIONAR

Nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra.

Desta forma, o objetivo desta etapa é se relacionar com o lead, para transformá-lo em oportunidade e enviá-lo para o time de vendas.

As principais estratégias utilizadas nessa fase são:

  • E-mail Marketing

    Envio de e-mails promocionais ou newsletter para seus leads, levando em conta seus interesses.

  • Automação de E-mail

    Envio automático de e-mails para nutrição dos leads de acordo com seus interesses e comportamentos.

Funil de Vendas
Funil de Vendas

ETAPA 4: VENDER

Toda a estratégia de inbound marketing visa gerar oportunidades de negócio para a sua empresa.

É aí que o time de vendas ganha em produtividade e começa a fazer uma venda pró-ativa!

Ao realizar a primeira venda para uma oportunidade faz com que ela se torne um cliente. Este é o sinal de que ao longo do funil foram entendidas as principais “dores” do lead e a solução apresentada estava alinhada com as suas expectativas.

As principais estratégias utilizadas nessa fase são:

  • Lead Scoring

    Pontuar ações e informações dos leads a fim de entender se eles estão prontos para a compra.

  • Inbound Sales

    Processo de vendas que acontece prioritariamente dentro de casa para leads gerados, qualificados e preparados para comprar pelo Marketing Digital.

  • CRM

    Customer Relationship Management são estratégias para organizar, metrificar e guardar histórico de todas as negociações feitas por seus vendedores.

Mas antes de fazer o planejamento da sua estratégia de inbound marketing, você precisa:

  1. Conhecer sua PERSONA, representação fictícia do seu cliente ideal;
  2. Desenhar a JORNADA DE COMPRA do seus produtos/serviço.

Isso irá ajudar a definir bem os conteúdos a serem utilizados para nutrir os leads, a desenhar sua automação de e-mails e ter resultados melhores em vendas e retenção de clientes.

O QUE É JORNADA DE COMPRA?

São etapas que todos os compradores passam antes de comprar, sem nem mesmo perceber que estão passando por elas. Entender a jornada de compras do seu cliente ajuda na elaboração e distribuição de conteúdos relevantes para deixá-lo 100% PRONTO PARA A COMPRA

APRENDIZADO E DESCOBERTA

O potencial cliente ainda não sabe que tem um problema ou oportunidade.

Reconhecimento do problema

O potencial cliente começa a pesquisar mais sobre o problema e por possíveis soluções.

Consideração da solução

O potencial cliente começa a avaliar as alternativas para solucionar o problema.

Decisão de compra

O potencial cliente compara e decide qual das alternativas é melhor para seu caso.

algumas estatísticas que vão deixar você impressionado

  • 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir conteúdo da mesma
    Fonte: iMedia Connection
  • Marketing de conteúdo gera 3X mais leads que outbound marketing, e custa 62% menos
    Fonte: Demand Metric
  • Leads nutridos produzem, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de vendas
    Fonte: Demand Generation Benchmarks & HubSpot
  • Empresas que nutrem suas leads vendem 50% mais, a um custo 33% menor
    Fonte: Forrester Research
  • Inbound Marketing gera 54% mais leads que o marketing tradicional
    Fonte: State of Inbound 2015 & Hubspot
  • 57% da jornada do cliente é completada antes mesmo de o comprador conversar com um vendedor
    Fonte: Corporate Executive Board
Inbound Marketing
Inbound Marketing

PRONTO PARA CRIAR UMA MÁQUINA DE VENDAS?

Invista num marketing moderno e criativo que trás resultados concretos para o seu negócio.